Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

Exames de Sangue

Amostras de sangue serão coletadas para uma variedade de testes. Os marcadores de TNEs que podem ser medidos no sangue incluem:

  • Cromogranina A (CgA) – este é o marcador tumoral em circulação mais importante de TNEs. Em exames de sangue, os níveis de CgA são mais elevados do que o normal em 60% a 80% dos TNEs pancreáticos e TNEs gastrointestinais funcionais e não funcionais.
  • Níveis de outros marcadores tumorais que são liberados por TNEs funcionais e produtores de hormônios no sangue também serão testados. Esses marcadores incluem hormônios e peptídeos, como somatostatina, polipeptídeo pancreático, insulina, gastrina, glucagon, neurotensina e peptídeo intestinal vasoativo (VIP).
  • Se os resultados desses exames sugerirem a presença de TNEs, exames de imagem normalmente são realizados.

Outros exames de sangue de TNEs podem incluir:

  • Hemograma completo (HC)
  • Testes de função dos rins (ureia e eletrólitos)
  • Testes de função do fígado
  • Testes de função da tireoide
  • Exame de hormônios da hipófise, que mede o hormônio adrenocorticotrófico (HACT), prolactina, hormônio do crescimento (HC) e cortisol
  • Testes do nível de cálcio sérico e hormônio da paratireoide, para todos os pacientes com TNEs pancreáticos, como um exame de triagem da síndrome NEM-1
  • NT pro-BNP – um exame de sangue para verificar doença cardíaca carcinoide

Helen, Vivendo com TNEs

“Espere até você se consultar com seu especialista ou gastroenterologista antes de tentar entender os resultados de seus exames. Ele tem todo o contexto e você causará estresse desnecessário a você mesmo ao tentar interpretar os resultados.”

Veja a história da Helen >

Exames de urina

5-HIAA é um exame de urina de 24 horas que mede a quantidade de ácido 5-hidroxi-indolacético (5-HIAA) no organismo. 5-HIAA é uma substância que é quebrada (metabolizada) no organismo a partir da serotonina por um aminoácido chamado triptofano.

Um nível elevado de 5-HIAA em uma amostra de exame de urina de 24 horas provavelmente confirmará se os sintomas da pessoa, como rubor da pele (especialmente do rosto) e diarreia, são decorrentes da síndrome carcinoide. Entretanto, esse exame pode não detectar outros tipos de tumores, como TNEs pulmonares, pois eles não produzem 5-HIAA. Nesses casos, técnicas de imagem podem ser utilizadas para identificar TNEs suspeitos de estarem nos pulmões.

Para o exame de 5-HIAA, você provavelmente será solicitado a evitar determinados alimentos anteriormente e por 24 horas durante o teste, pois eles contêm substâncias que podem elevar de modo artificial seus níveis de 5-HIAA e, assim, fornecer um resultado falso-positivo. Esses alimentos incluem chocolate, azeitonas, bananas, abacaxi e seu suco, todos os produtos do tomate, ameixa, beringela, abacate, kiwi, nozes, castanha-do-pará, castanha-de-caju, chá, café e álcool. Seu médico especialista em TNEs deve aconselhá-lo sobre isso e fornecer uma lista para você.

Catecolaminas é um termo coletivo para os hormônios adrenalina, noradrenalina e dopamina. Altos níveis de catecolaminas ou seus metabólitos na urina ou no sangue podem indicar a presença de TNEs. Catecolaminas ou seus metabólitos normalmente são medidos em amostras de urina de 24 horas.

Marcado:

Sobre os TNEs

Siga este tópico

Avalie este conteúdo

No votes yet.
Please wait...

Descubra mais informações sobre TNEs

Learn about NETs

Aprenda sobre os TNEs

Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.

Aprenda sobre os TNEs
Treating NETs

Tratando TNEs

Leia sobre as diferentes opções de tratamento de TNEs.

 

Tratando TNEs
FAQs by experts

FAQs

Pergunta sobre TNEs?
Veja se ela já foi respondida por um de nossos especialistas.

FAQs

Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Este site destina-se a uma audiência internacional, excluindo os Estados Unidos, Canadá e a França. Este site foi desenvolvido pela Ipsen em colaboração com aqueles que vivem com TNEs e os profissionais de saúde que cuidam deles. A Ipsen gostaria de agradecer a todos por suas valiosas informações e histórias. Todos os nomes usados neste site não são necessariamente nomes reais. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.