Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

Os testes que podem ser considerados são mostrados na tabela abaixo.

Histórico médico Histórico médico pessoal familiar
Biópsia Biópsia com agulha fina
Exames de marcadores tumorais Exames de sangue e urina
Métodos de imagem Ultrassonografia
Tomografia computadorizada (TC)
Endoscopia digestiva e
ultrassonografia endoscópica
Ressonância magnética nuclear
Ecocardiografia
Exames de cintilografia Exame com octreotídeo ou cintilografia com octreotídeo ou cintilografia de receptor da somatostatina
Exame com MIBG
Exame ósseo (cintilografia óssea)
Tomografia por emissão de pósitrons (PET) (pode ser combinada com TC ou (RMN)
Outros exames Broncoscopia
Exames de função pulmonar

Histórico médico e exame físico

Antes de realizar qualquer exame de TNE, seu médico provavelmente vai fazer perguntas sobre o seu histórico médico.

shutterstock_130170572

Isso é um registro dos sintomas presentes, fatores de risco e os eventos e problemas médicos que você teve no passado. O histórico médico de seus parentes também pode ajudar o médico a diagnosticar câncer neuroendócrino.

Ao obter um histórico médico, seu médico pode fazer perguntas sobre:

  • Se outra pessoa na sua família tem ou teve câncer ou problemas semelhantes.
  • Um histórico médico de distúrbios, como neoplasia endócrina múltipla (NEM) e síndrome de Von Hippel-Lindau (VHL), que são distúrbios genéticos raros que causam o desenvolvimento de diversos tumores.
  • Seus sinais e sintomas de TNEs.

Um exame físico também permitirá que seu médico procure quaisquer sinais de TNEs e quaisquer áreas de dor ou sensibilidade, ou quaisquer nódulos ou caroços.

Biópsia

Se seu medico suspeitar de TNEs, ele pode obter uma amostra de tecido do tumor suspeito em seu organismo. Isso geralmente é feito utilizando um método chamado “biópsia com agulha fina”, no qual uma agulha fina é inserida no corpo para remover o tecido – de forma semelhante à obtenção de uma amostra de sangue.

Você receberá uma anestesia local para anestesiar o local da biópsia primeiro. A amostra será então examinada por um patologista, que irá analisá-la em um microscópio para confirmar a presença do tumor e descrever suas características.

Em alguns casos, o patologista pode dar aos seus tumores um índice proliferativo que você pode ver anotado como “Ki-67”.

Isso indica o quão rápido as células estão se dividindo (proliferando). Um índice proliferativo de menos de 2% (Ki-67 menor que 2%) significa que o tumor está crescendo muito lentamente, enquanto que um índice maior que 10% (Ki-67 maior que 10%) sugere que ele tem uma taxa de crescimento mais rápida.

Lembre-se que, mesmo se o índice de Ki mostrar que seu tumor tem uma taxa de crescimento mais rápida que o normal, os TNEs crescem de modo relativamente lento e muitos fatores são necessários para determinar seu provável resultado em longo prazo.. O médico pode utilizar esse exame para determinar qual é o tratamento necessário e pode repetir o exame periodicamente para monitorar os efeitos de determinados tratamentos de TNEs que você pode receber.

Leia sobre monitorar sua assistência médica, onde você pode fazer o download de uma cópia do Rastreador de Tratamento e Detalhes Médicos do ‘Vivendo com TNEs’ na forma de um arquivo do Word que você pode editar ou um PDF apenas para leitura.

Veja os recursos utilizados para criar o conteúdo desta seção >

Leia sobre exames de marcadores tumorais >

Marcado:

Sobre os TNEs

Siga este tópico

Avalie este conteúdo

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Descubra mais informações sobre TNEs

Learn about NETs

Aprenda sobre os TNEs

Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.

Aprenda sobre os TNEs
Treating NETs

Tratando TNEs

Leia sobre as diferentes opções de tratamento de TNEs.

 

Tratando TNEs
FAQs by experts

FAQs

Pergunta sobre TNEs?
Veja se ela já foi respondida por um de nossos especialistas.

FAQs

Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Este site destina-se a uma audiência internacional, excluindo os Estados Unidos, Canadá e a França. Este site foi desenvolvido pela Ipsen em colaboração com aqueles que vivem com TNEs e os profissionais de saúde que cuidam deles. A Ipsen gostaria de agradecer a todos por suas valiosas informações e histórias. Todos os nomes usados neste site não são necessariamente nomes reais. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.