Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

Recomendações alimentares para diarreia

Diarreia é um sintoma que muitas vezes ocorre em vários tipos de TNEs (que você também pode ouvir como tumores carcinoides, TNEs GI, TNEs GEP, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares). Diarreia crônica pode causar desidratação e perda de peso. Então fale com seu médico sobre qualquer diarreia que você tiver. Sempre pergunte ao seu médico antes de tomar quaisquer medicamentos para a diarreia, uma vez que estes podem interagir com alguns tratamentos para TNEs.

Recomendações nutricionais gerais para diarreia

Perda de apetite e perda de peso

Como alguém que vive com TNEs, você pode perder seu apetite se está se sentindo mal devido a vários sintomas e efeitos colaterais do tratamento. Isto também pode conduzir à perda de peso.

Embora você possa não sentir vontade de comer, lembre-se que a obtenção de uma boa nutrição e manter um peso saudável são partes importantes de sua recuperação. Comer bem também pode ajudá-lo a lidar melhor fisicamente e emocionalmente com os efeitos dos TNEs e do tratamento anticâncer.

Peça recomendações ao seu médico sobre formas de aliviar outros sintomas gastrointestinais que você possa ter, como náusea, vômito, constipação ou dor de estômago.

Dicas para obter nutrição quando você tem pouco apetite

  • Coma cinco a seis pequenas refeições por dia e faça um lanche sempre que sentir fome
  • Determine quais horários do dia você tem fome, certifique-se de comer nesses horários e não limite o quanto você come
  • Coma lanches nutritivos que são ricos em calorias e proteínas, como nozes, iogurte, queijos, ovos, milkshakes, sorvetes, cereais e pudim
  • Tenha seus alimentos favoritos em mãos para fazer lanches
  • Adicione calorias e proteínas em alimentos colocando caldas, molho, manteiga, queijo, creme e nozes
  • Beba líquidos entre as refeições, em vez de com as refeições. Beber durante uma refeição pode fazer você se sentir cheio muito rápido
  • Escolha bebidas nutritivas ou que satisfaçam, como leite ou milkshakes ou smoothies nutritivos
  • Peça aos membros da família ou a amigos para comprarem mantimentos e preparar a comida para quando você estiver muito cansado para comprar ou cozinhar, e considere comprar refeições pré-cozidas ou fazer suas compras online

Suplementos alimentares

Fale com seu médico antes de experimentar qualquer suplemento alimentar, como vitaminas, minerais, ervas ou produtos feitos a partir de plantas (produtos fitoterápicos). Mesmo suplementos “naturais”podem, às vezes, ter efeitos nocivos em seus tumores e interagir com os tratamentos anticâncer.

Evite produtos que afirmam ser “curas milagrosas”, “inovadores” ou “novas descobertas” para os TNEs.

Evite também os produtos que afirmam ter benefícios, mas sem efeitos colaterais, ou afirmam basear-se em um método ou “ingrediente secreto”. Tais afirmações são quase sempre falsas e o produto pode conter substâncias nocivas, drogas ou contaminantes.

Embora o seu médico possa não saber todos os detalhes sobre esses produtos, ele pode impedir que você cometa um erro perigoso.

Suplementos probióticos

Suplementos que contêm bactérias vivas e leveduras que são boas para o seu sistema gastrointestinal (digestivo) são chamados probióticos. Algumas pessoas que vivem com TNEs podem achar útil tomá-los.

Você pode encontrar suplementos probióticos disponíveis para venda na maioria dos supermercados e incluir bebidas de iogurte que contêm a bactéria “boa”Lactobacillus ou Bifidobacterium.

Estas bactérias “boas” estão presentes em alguns laticínios e podem ajudar as pessoas com síndrome do intestino irritável, bem como com TNEs.

Não se sabe exatamente como suplementos probióticos ajudam as pessoas com TNEs. Uma teoria é que eles podem ajudar porque as pessoas com TNEs têm excesso de bactérias “ruins” que crescem no intestino e os probióticos restauram o equilíbrio das bactérias boas versus as ruins.

O excesso de bactérias “ruins” no intestino é uma condição conhecida como supercrescimento bacteriano no intestino delgado ou “SBID” e geralmente é tratado com antibióticos. Seu médico pode realizar um simples teste de respiração para ver se você tem isso.

Marcado:

Ferramentas e Dicas

Siga este tópico

Avalie este conteúdo

No votes yet.
Please wait...

Encontre o apoio que você precisa

NET patient support groups

Grupo de Apoio a Pacientes com TNEs

Grupos de apoio para pacientes podem fornecer acolhimento social e emocional

Achar Grupos de Apoio a Pacientes

Aprenda sobre os TNEs

Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.

Aprenda sobre os TNEs

Ferramentas e Dicas Práticas

Leia as dicas práticas de outras pessoas para ajudar a tornar a sua vida com TNEs mais fácil.

Ferramentas e Dicas Práticas

Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Este site destina-se a uma audiência internacional, excluindo os Estados Unidos, Canadá e a França. Este site foi desenvolvido pela Ipsen em colaboração com aqueles que vivem com TNEs e os profissionais de saúde que cuidam deles. A Ipsen gostaria de agradecer a todos por suas valiosas informações e histórias. Todos os nomes usados neste site não são necessariamente nomes reais. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.