Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

TNEs: Fatos Fundamentais

A Dra. Geboes define os TNEs

01:06

O sistema neuroendócrino, também conhecido como o sistema hormonal, é composto por neurônios e células glandulares chamadas células neuroendócrinas. Essas células liberam hormônios em seu organismo, que geralmente regulam a função dos diferentes órgãos.

Quando as células neuroendócrinas mudam e crescem de forma incontrolável, TNEs podem se desenvolver. TNEs podem ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos).

TNEs benignos são aqueles que tendem a crescer lentamente e a ficar restritos a uma área limitada do organismo e podem, de modo geral, ser considerados como sem risco à vida se eles não comprimem ou substituem outras áreas próximas do organismo.

Caso seja viável, os TNEs benignos devem ser removidos por meio de cirurgia ou tratados de outra forma em seus estágios iniciais de desenvolvimento, uma vez que podem progredir para outros locais do organismo e se tornarem tumores malignos.

TNEs malignos são aqueles que frequentemente crescem mais rápido ou de forma mais incontrolável, eventualmente afetando os tecidos ao redor ou se deslocando de uma área do organismo para outra (metástase).

Caso a cirurgia não seja possível, ainda existem opções de tratamento para pessoas com TNEs metastáticos.

Tumores funcionais vs. não funcionais

Você pode ouvir os TNEs serem chamados de funcionais ou não funcionais. Alguns TNEs produzem hormônios demais que podem causar diversos sintomas e complicações, dependendo do local do tumor e dos hormônios que ele libera.

Esses TNEs são chamados de tumores funcionais. TNEs que não produzem hormônios são chamados de tumores não funcionais, embora ainda possam causar complicações.

O que são tumores carcinoides?

Muitas pessoas ainda se referem aos TNEs como tumores carcinoides. Este é um termo antigo que, às vezes, ainda é utilizado como uma alternativa para TNEs, em geral, ou TNEs que não se originam no pâncreas.

Em 1907, os TNEs foram nomeados primeiramente como tumores carcinoides, pois os cientistas pensavam que o lento crescimento significava que eles eram tumores “semelhantes ao câncer” (benignos), ao invés de realmente cancerosos (malignos).

Mas agora é evidente que TNEs podem ser malignos e progredir de uma parte do organismo para outra, como outras formas de câncer.

O que é síndrome carcinoide?

O Dr. Kahn fala sobre a síndrome carcinoide

Para trocar as legendas em português
Favor cliquar no Detalhes >> Legendas/cc >> Português

00:41

Síndrome carcinoide é um grupo distinto de sintomas que algumas pessoas com TNEs podem ter quando os tumores no sistema gastrointestinal (digestório) se espalham para outras partes do organismo – geralmente para o fígado. Os principais sintomas dessa condição incluem diarreia, rubor da pele (especialmente do rosto), cólicas estomacais, problemas cardíacos, como palpitações, e chiado.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem ocorrer quando TNEs GI liberam uma quantidade excessiva de hormônios, como serotonina, histamina e somatostatina, dentre outros, no fluxo sanguíneo.

A síndrome carcinoide afeta aproximadamente 10% das pessoas com TNEs GI, mesmo se o câncer tiver espalhado. Pessoas com síndrome carcinoide podem apresentar esses sintomas de forma inesperada ao longo do tempo, uma vez que os hormônios podem ser produzidos em qualquer momento. Isso pode ter um grande impacto na qualidade de vida.

Esses sintomas são frequentemente diagnosticados erroneamente como sinais de outras doenças, como a síndrome do intestino irritável (SII), doença de Crohn, úlcera péptica, gastrite ou menopausa.

Visite a seção de dicas práticas e ferramentas para obter informações sobre o controle de sintomas da síndrome carcinoide..

Ronny, Vivendo com TNEs

“Rubor facial é quando você começa a sentir muito calor no rosto e é como sentir alfinetes e agulhas. Foi algo que nunca tinha sentido antes.”

Veja a história de Ronny >

Sintomas da síndrome carcinoide

Principais locais do tumor Exemplos dos hormônios envolvidos Principais sintomas
  • Estômago
  • Intestino
  • Intestino Delgado
  • Pâncreas
  • Serotonina
  • Histamina
  • Bradicinina
  • Diarreia (incluindo diarreia noturna)
  • Rubor da pele (especialmente do rosto)
  • Dor de estômago
  • Problemas cardíacos (palpitações)
  • Chiado, falta de ar

Os sintomas da síndrome carcinoide podem ser desencadeados por estresse emocional e ansiedade, consumo de álcool e de bebidas com cafeína, e por certos tipos de alimentos.

No entanto, os sintomas da síndrome carcinoide podem ser evitados ou aliviados da seguinte forma:

  • Evitar situações estressantes ou praticar técnicas de relaxamento
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína
  • Evitar comer alimentos que contêm níveis elevados do aminoácido triptofano (por exemplo: chocolate, leite e queijo, carne vermelha, peixe e aves) ou serotonina (por exemplo: bananas)
  • Exercícios

Síndrome carcinoide sem tratamento pode resultar em deficiências vitamínicas e episódios regulares de diarreia, que podem causar desidratação. Entretanto, uma complicação mais séria é a crise carcinoide. A crise carcinoide é o início imediato de manifestações debilitantes e possivelmente de ameaça à vida dos mesmos sintomas que estão associados à síndrome carcinoide. A crise carcinoide pode ser desencadeada ao realizar uma biópsia ou intervenção cirúrgica.

Marcado:

About NETs

Siga este tópico

Avalie este conteúdo

Rating: 4.5/5. From 2 votes.
Please wait...

Find out more about NETs

Diagnosis & Testing

Diagnosticando TNEs

Veja como os TNEs podem ser diagnosticados e monitorados.

 

Diagnosticando TNEs
Treating NETs

Tratando TNEs

Leia sobre as diferentes opções de tratamento de TNEs.

 

Tratando TNEs
FAQs by experts

FAQs

Pergunta sobre TNEs?
Veja se já foi respondido por um de nossos especialistas

VEJA FAQS
Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Este site destina-se a uma audiência internacional, excluindo os Estados Unidos, Canadá e a França. Este site foi desenvolvido pela Ipsen em colaboração com aqueles que vivem com TNEs e os profissionais de saúde que cuidam deles. A Ipsen gostaria de agradecer a todos por suas valiosas informações e histórias. Todos os nomes usados neste site não são necessariamente nomes reais. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.