Leia e ouça as respostas de algumas perguntas comuns que os pacientes com tumores neuroendócrinos (TNEs) fizeram.
Tumores neuroendócrinos ou ‘TNEs’ é o termo genérico para um grupo de tumores que se desenvolve nas células do sistema neuroendócrino (sistema hormonal) em todo o organismo.
Células neuroendócrinas estão distribuídas por todo o organismo e, assim, TNEs podem se desenvolver em qualquer lugar em que essas células estiverem que inclui o sistema gastrointestinal (digestivo) (por exemplo, o estômago, intestinos e pâncreas) e os pulmões.
Assim como muitos outros tipos de câncer, as causas exatas dos TNEs são desconhecidas. A maioria dos TNEs não está associada a uma síndrome genética; no entanto, cerca de 10% estão associados a algumas doenças hereditárias raras.
Embora TNEs sejam raros, sua incidência está aumentando. Isto se dá devido, principalmente, ao aumento da conscientização da condição e aprimoramento dos exames diagnósticos. TNEs agora são a classe com crescimento mais rápido de cânceres em todo o mundo, representando cerca de 2% dos cânceres. A maioria dos TNEs ocorre em pessoas com idade entre 50 -60 anos.
Os sintomas dos TNEs irão variar dependendo de onde o tumor está localizado no organismo. Eles normalmente não causam sintomas visíveis até que os tumores já cresceram e se espalharam.
Sintomas de TNEs comuns podem incluir diarreia, rubor da pele (especialmente do rosto), chiado, dor de estômago, perda de apetite, inchaço e açúcar baixo no sangue.
Os TNEs são geralmente agrupados em conjunto com base na parte do organismo onde são encontrados ou os hormônios que produzem.
Os principais tipos de TNEs são TNEs gastrointestinais (TNE GI), TNEs gastroenteropancreáticos (TNEs GEP), TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares.
A síndrome carcinoide descreve um grupo distinto de sintomas que algumas pessoas com TNEs podem ter quando os tumores começam no sistema digestório e se espalha para outras partes do organismo, normalmente o fígado. Os principais sintomas incluem diarreia, rubor da pele (especialmente do rosto), cólicas estomacais, doença cardíaca e chiado.
Uma combinação de exames será utilizada para diagnosticar TNEs. Estes exames incluem exames de sangue, testes de urina e exames de imagem, como uma TC (tomografia computadorizada) ou exame CAT, RMN (ressonância magnética nuclear) ou PET (tomografia por emissão de pósitrons). Exames de medicina nuclear diagnóstica (cintilografia) também podem ser usados para TNEs.
Muitas vezes pode levar de 5 a 7 anos para ser diagnosticado corretamente com TNEs, uma vez que muitos sintomas de TNEs são comuns a outras condições. Muitos médicos também não estão familiarizados com TNEs, o que pode atrasar o diagnóstico. Peça para ser encaminhado para um especialista em TNEs se você suspeitar que tem sintomas de TNEs.
Fazer perguntas e fornecer informações ao seu médico na consulta médica pode ajudar a melhorar o seu tratamento para TNEs e pode ajudá-lo a se sentir mais no controle de sua saúde. Prepare-se para a sua próxima consulta fazendo uma lista de perguntas para fazer sobre seu diagnóstico de TNEs, prognóstico e tratamentos.
Leia mais sobre perguntas sobre TNEs para fazer ao seu médico >
O tratamento para TNEs depende principalmente da localização do tumor e se o câncer se espalhou para outras áreas do organismo. Alguns tumores TNEs podem ser removidos cirurgicamente. Outros tratamentos podem ser usados para ajudar a destruir os tumores, controlar seu crescimento e reduzir os sintomas.
Os efeitos colaterais dos diferentes tratamentos para TNEs variam de pessoa para pessoa e dependerão dos tratamentos específicos, da combinação de terapias e da dosagem recebida.
Peça mais informações ao seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais dos tratamentos para TNEs para a sua condição ou saúde em geral.
Leia mais sobre os efeitos colaterais do tratamento para TNEs >
Um prognóstico é a opinião de um médico sobre o quão bem você vai se recuperar de uma doença. O prognóstico e as taxas de sobrevida dos pacientes com TNEs dependem de vários fatores. Só um especialista que esteja familiarizado com seu histórico médico, suas respostas a exames de diagnóstico para TNEs e tratamentos para TNEs pode te dar um prognóstico individual.
Uma equipe multidisciplinar (EMD) de TNEs é composta por um grupo de profissionais de saúde de diferentes áreas da medicina que realizará exames de diagnóstico e de monitoramento, aconselhará as pessoas que vivem com TNEs sobre suas opções de tratamento e tratará dos cuidados gerais.
Existem várias maneiras que podem ajudá-lo a lidar com o impacto emocional dos TNEs. Essas incluem compartilhar seus sentimentos com sua família e amigos, exercícios suaves, terapias de relaxamento e entrar em contato com grupos de apoio aos pacientes com TNEs.
Viver com TNEs nem sempre é fácil, mas ainda há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a tornar cada dia mais fácil. Várias dicas práticas podem ajudá-lo a adaptar sua dieta, exercícios, estilo de vida e cronograma de trabalho para lidar com TNEs diariamente.
Compartilhar seu diagnóstico de TNEs com amigos e familiares pode ajudar a aliviar o seu fardo. Antes de fazer isso, conheça os pontos-chave que você deseja compartilhar, discuta isso quando se sentir pronto e peça a um amigo próximo para ajudá-lo a explicar isso. Lembre-se, você não tem que compartilhar todos os detalhes.
Avoiding certain foods may help to reduce some symptoms of NETs and carcinoid syndrome. But do not exclude any foods unless your doctor has told you to since your dietary needs will depend upon your individual health. Ask your doctor what is suitable for your situation.
NETs patients are generally advised to eat regular, well-balanced nutritional meals of moderate portions to maintain a healthy weight. But diet and nutrition alone will not help you completely recover from NETs. So it is important to follow your doctor’s dietary advice along with your specialist medical care.
Aprender a relaxar o corpo e a mente pode ajudar a reduzir o estresse de viver com TNEs e ajudá-lo a se sentir mais no controle de sua saúde. Alguns dos métodos de relaxamento a seguir podem ajudar: meditação, yoga, atenção plena, t’ai chi, musicoterapia e massagem.
O exercício regular e suave é uma das atividades mais importantes que você pode fazer quando você tem câncer. Isso pode ajudar a melhorar a energia e aliviar a fadiga, e pode prevenir ou retardar a recorrência do câncer. Peça ao seu médico de TNEs para encaminhá-lo para um fisioterapeuta ou especialista em exercícios para aconselhamento.
Começar novos passatempos ou interesses pode ajudar a esquecer sobre seus TNEs. Faça algo que você gosta individualmente ou em grupo, como aprender uma nova atividade artesanal ou língua; fazer um novo curso de informática ou pela Internet; leitura, jardinagem, culinária, pesca ou ouvir sua música favorita.
O trabalho pode ser uma excelente maneira de manter sua mente focada em outras coisas além da saúde. Muitas pessoas com TNEs continuam trabalhando por meses ou anos depois que são diagnosticadas. Para fazer isso, você pode precisar ajustar suas horas para cuidados médicos. Algumas pessoas com TNEs decidem fazer uma pausa ou se aposentar.
Como alguém que vive com TNEs, você pode precisar viajar longas distâncias para fazer exames, tratamentos e consultas médicas. Isto pode ser muito cansativo. Pergunte ao seu médico se você pode ir a centros médicos locais para realizar exames de TNEs. Também pergunte se ele pode realizar algumas de suas consultas médicas por telefone ou talvez por meio de um aplicativo de chamadas pela Internet, como o Skype.