Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

Gerindo o seu tempo de trabalho

Decidir se quer continuar ou parar de trabalhar também vai depender de como você se sente durante e depois o tratamento. Você pode descobrir que exercícios podem ajudar a aliviar seu cansaço e melhorar seus níveis de energia.

Sua decisão de trabalhar também irá depender do apoio e flexibilidade de seu empregador. Muitas pessoas que querem continuar a trabalhar durante o tratamento são capazes de fazê-lo em alguma capacidade. Algumas pessoas conseguem ajustando suas horas de trabalho por um tempo – ou trabalham meio período, ou tornam-se autônomas. Ou você também pode optar por dar um tempo ou, dependendo da sua idade e situação financeira, se aposentar.

Como outras pessoas que vivem com TNEs, você provavelmente terá que comparecer em várias consultas médicas para ver seu médico, receber tratamentos anticâncer e fazer exames para monitorar sua condição. Algumas destas consultas podem ser agendadas durante o horário de trabalho, em centros médicos que podem não ser perto de seu local de trabalho.

Pergunte ao seu médico se ele oferece alguma forma de reduzir seu tempo de viagem, tal como consultas médicas por telefone ou usando um aplicativo de chamadas pela Internet, como o Skype.

Eu tenho que contar ao meu empregador?

Não há nenhuma obrigação em compartilhar todos os detalhes sobre seu diagnóstico e tratamento com seu empregador, mas você pode precisar comunicá-lo sobre qualquer coisa que possa ter impacto na sua capacidade de trabalhar ou causar um risco de saúde e segurança para si ou para outros.

Verifique os termos de seu emprego para determinar quais informações você precisa compartilhar com seu empregador, uma vez que podem variar muito dependendo das condições acordadas.

Por exemplo, você pode fornecer as seguintes informações:

  • Se, e por quanto tempo, você conseguirá continuar a trabalhar
  • Se você conseguirá realizar todas as funções de seu trabalho
  • Se você quer que outras pessoas no seu local de trabalho saibam
  • Se você precisa tirar uma folga do trabalho para tratamento ou recuperação, e quando você provavelmente voltará ao trabalho
  • Se você está tomando qualquer medicamento que pode causar efeitos colaterais que podem afetar seu desempenho ou segurança no trabalho
  • Quaisquer ajustes em seu ambiente de trabalho ou nas horas de trabalho que você possa precisar

 

Se você compartilhar estas informações, você tem o direito de solicitar que seu empregador não as divulgue a ninguém.

Você pode precisar falar com o seu médico ou equipe multidisciplinar antes que você possa fornecer essas respostas, e você pode não ter algumas respostas até que tenha iniciado o tratamento. Se você tirar licença remunerada pessoal porque está doente, seu empregador pode exigir um documento médico de seu médico confirmando que você não está bem.

Para mais informações e conselhos sobre os seus direitos de trabalho, entre em contato com um assistente social ou terapeuta ocupacional.
Seu grupo de apoio local a pacientes ou caridade a pacientes também deve ser capaz de ajudar a aconselhá-lo sobre seus direitos no trabalho.

Marcado:

Vivendo com TNEs

Siga este tópico

Avalie este conteúdo

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Encontre o apoio que você precisa

Ferramentas e Dicas Práticas

Leia as dicas práticas de outras pessoas para ajudar a tornar a sua vida com TNEs mais fácil.

Ferramentas e Dicas Práticas

NET patient support groups

Grupo de Apoio a Pacientes com TNEs

Grupos de apoio para pacientes podem fornecer acolhimento social e emocional

Achar Grupos de Apoio a Pacientes

Aprenda sobre os TNEs

Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.

Aprenda sobre os TNEs

Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Este site destina-se a uma audiência internacional, excluindo os Estados Unidos, Canadá e a França. Este site foi desenvolvido pela Ipsen em colaboração com aqueles que vivem com TNEs e os profissionais de saúde que cuidam deles. A Ipsen gostaria de agradecer a todos por suas valiosas informações e histórias. Todos os nomes usados neste site não são necessariamente nomes reais. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.