“Para mim é útil ir ao trabalho, não pensar em câncer o dia todo”
“Depende das investigações que você precisa, dos tratamentos em que você está, o que pode envolver o tempo livre”
“Eu gostaria de ter sido diagnosticado anos atrás, teria ajudado talvez a minha carreira”
“Depende dos tumores que você tem, você poderá trabalhar depende do tratamento que você receberá”
Decidir se quer continuar ou parar de trabalhar também vai depender de como você se sente durante e depois o tratamento. Você pode descobrir que exercícios podem ajudar a aliviar seu cansaço e melhorar seus níveis de energia.
Sua decisão de trabalhar também irá depender do apoio e flexibilidade de seu empregador. Muitas pessoas que querem continuar a trabalhar durante o tratamento são capazes de fazê-lo em alguma capacidade. Algumas pessoas conseguem ajustando suas horas de trabalho por um tempo – ou trabalham meio período, ou tornam-se autônomas. Ou você também pode optar por dar um tempo ou, dependendo da sua idade e situação financeira, se aposentar.
Como outras pessoas que vivem com TNEs, você provavelmente terá que comparecer em várias consultas médicas para ver seu médico, receber tratamentos anticâncer e fazer exames para monitorar sua condição. Algumas destas consultas podem ser agendadas durante o horário de trabalho, em centros médicos que podem não ser perto de seu local de trabalho.
Pergunte ao seu médico se ele oferece alguma forma de reduzir seu tempo de viagem, tal como consultas médicas por telefone ou usando um aplicativo de chamadas pela Internet, como o Skype.
Não há nenhuma obrigação em compartilhar todos os detalhes sobre seu diagnóstico e tratamento com seu empregador, mas você pode precisar comunicá-lo sobre qualquer coisa que possa ter impacto na sua capacidade de trabalhar ou causar um risco de saúde e segurança para si ou para outros.
Verifique os termos de seu emprego para determinar quais informações você precisa compartilhar com seu empregador, uma vez que podem variar muito dependendo das condições acordadas.
Por exemplo, você pode fornecer as seguintes informações:
Se você compartilhar estas informações, você tem o direito de solicitar que seu empregador não as divulgue a ninguém.
Você pode precisar falar com o seu médico ou equipe multidisciplinar antes que você possa fornecer essas respostas, e você pode não ter algumas respostas até que tenha iniciado o tratamento. Se você tirar licença remunerada pessoal porque está doente, seu empregador pode exigir um documento médico de seu médico confirmando que você não está bem.
Para mais informações e conselhos sobre os seus direitos de trabalho, entre em contato com um assistente social ou terapeuta ocupacional.
Seu grupo de apoio local a pacientes ou caridade a pacientes também deve ser capaz de ajudar a aconselhá-lo sobre seus direitos no trabalho.
Leia as dicas práticas de outras pessoas para ajudar a tornar a sua vida com TNEs mais fácil.
Grupos de apoio para pacientes podem fornecer acolhimento social e emocional
Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.