Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

O que prognóstico significa?

Um prognóstico é a opinião de um médico sobre quão bem alguém irá se recuperar de uma doença. O prognóstico e as taxas de sobrevida das pessoas com tumores neuroendócrinos (TNEs, que você também pode ouvir como tumores carcinoides, TNEs GI, TNEs GEP, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares) dependem de diversos fatores aqui listados.

  • Sítio – onde o tumor primário começou em seu organismo
  • Metástase – se ele se espalhou para outros órgãos
  • Tamanho – o quão grande ele é
  • Sintomas – como ele te afeta fisicamente e emocionalmente
  • Funcional ou não funcional – se ele produz hormônios em excesso
  • Estágio – quão avançado o câncer está
  • Grau – quão rápido ou devagar ele está crescendo
  • Complicações – quais outras condições médicas ele pode ter causado

Outros fatores que irão afetar o que irá acontecer em longo prazo é a saúde em geral e se você tem ou não outras condições médicas.

Ronny, Vivendo com TNEs

“Não existe algo como um câncer ‘bom’. Alguns cânceres podem ser declarados em remissão após um período, mas alguns cânceres podem permanecer com você pelo resto da sua vida.”

Veja a história de Ronny >

O que estadiamento e classificação de TNEs significa?

Para ajudar a determinar qual pode ser o melhor tratamento para uma situação específica, médicos frequentemente classificam e fazem o estadiamento e classificação dos tumores.

Estadiamento do câncer – fornece uma medida de quão grande é um tumor e quão longe ele se espalhou desde o local original (sítio primário) no organismo. Os estágios de câncer variam de 1 a 4, sendo que quanto maior o número, maior o tamanho e mais longe ele se espalhou.

Classificação do câncer – fornece uma indicação de quão rápido ou agressivo os tumores estão crescendo. A classificação envolve olhar uma amostra de tecido pelo microscópio e fornecer uma medida de quão severo o câncer está e quão rápido os tumores podem se desenvolver.

Como os médicos utilizam as informações de estadiamento e classificação?

TNEs são normalmente classificados de acordo com seu local no organismo.

As informações fornecidas pelo estadiamento e classificação podem dar pistas do resultado provável em longo prazo para um paciente, mas é importante observar que ter uma classificação ou um estágio elevado não significa necessariamente que o resultado tem mais probabilidade de ser pior.

Por exemplo, alguém com um TNE em estágio IV e grau 1 pode viver muitos anos com tratamento, pois seu câncer está crescendo de forma relativamente lenta, apesar de ser grande ou ter se espalhado por todo o organismo.

Marcado:

Sobre os TNEs

Siga este tópico

Avalie este conteúdo

Rating: 4.5/5. From 2 votes.
Please wait...

Descubra mais informações sobre TNEs

Diagnosis & Testing

Diagnosticando TNEs

Veja como os TNEs podem ser diagnosticados e monitorados.

 

Diagnosticando TNEs
Treating NETs

Tratando TNEs

Leia sobre as diferentes opções de tratamento de TNEs.

 

Tratando TNEs
FAQs by experts

FAQs

Pergunta sobre TNEs?
Veja se ela já foi respondida por um de nossos especialistas.

FAQs

Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Este site destina-se a uma audiência internacional, excluindo os Estados Unidos, Canadá e a França. Este site foi desenvolvido pela Ipsen em colaboração com aqueles que vivem com TNEs e os profissionais de saúde que cuidam deles. A Ipsen gostaria de agradecer a todos por suas valiosas informações e histórias. Todos os nomes usados neste site não são necessariamente nomes reais. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.