Estudos clínicos são uma forma importante de poder testar novas abordagens e tratamentos de TNEs e outras doenças para garantir que eles não apenas funcionem bem, mas também que eles possam ser administrados de modo seguro aos pacientes.
Existem quatro fases principais de estudos clínicos, que normalmente começam testando um medicamento ou procedimento experimental em um pequeno grupo de pessoas saudáveis ou pacientes antes de ver se ele funciona no grupo de pacientes para o qual é destinado.
Esses estudos são conduzidos apenas após diversos anos de avaliações rigorosas no laboratório e em estudo com animais, bem como depois da aprovação adequada das autoridades regulatórias, como a European Medicines Agency (Agência Europeia de Medicamentos) na Europa.
Um pequeno número de pessoas sem problemas de saúde recebe o medicamento experimental ou passam pelo procedimento experimental para verificar que não é prejudicial e possivelmente poderia funcionar em pessoas.
Um grupo ligeiramente maior de pessoas saudáveis, pacientes, ou ambos, recebe o medicamento. Isto acontece novamente para verificar a segurança da abordagem e para descobrir quanto do medicamento experimental é necessário para se ter um efeito, ou para verificar se a abordagem é viável e funciona.
Esta é uma importante fase dos testes clínicos, pois agora o medicamento ou a abordagem é dada a um grande número de pacientes com a doença e comparada com um placebo (sem tratamento) ou outro padrão de tratamento. Isso acontece para provar que o tratamento funciona e que seria seguro administrá-lo a uma população mais ampla de pacientes.
Esses estudos são conduzidos após um medicamento ou abordagem ter sido aprovado para uso pela autoridade regulatória de um país. Estudos de fase 4 visam a segurança em longo prazo e eficácia, bem como obter mais informações sobre os benefícios e riscos, e otimizar o uso de um medicamento ou abordagem.
As pessoas participam de estudos clínicos por muitos motivos, desde simplesmente querer ajudar os outros e contribuir para o avanço do conhecimento médico até possivelmente ser capaz de receber o tratamento mais recente de uma doença. Estudos clínicos são frequentemente uma forma de receber os tratamentos e abordagens mais recentes antes de se tornarem amplamente disponíveis.
Se você gostaria de participar de um estudo clínico, converse com um membro de sua equipe de saúde, uma vez que ele será capaz de aconselhá-lo sobre se você poderia ou não fazer isso, e se existem estudos na sua área que você possa participar.
Seu médico especialista em TNEs ou outro membro de sua equipe multidisciplinar também serão capazes de conversar com você sobre o que exatamente estaria envolvido em um estudo clínico para ter certeza que você compreende completamente o que aconteceria se você concordasse em participar.
Seu grupo de apoio nacional de pacientes também pode ser capaz de orientá-lo sobre onde estudos clínicos de TNEs estão sendo realizados em sua área.
Grupos de apoio para pacientes podem fornecer acolhimento social e emocional
Leia as dicas práticas de outras pessoas para ajudar a tornar a sua vida com TNEs mais fácil.