“Os sintomas podem ser devidos a TNEs que ocupam um espaço físico no corpo ou devido à liberação de hormônios dos tumores.”
“Antes de me diagnosticar, sentia sintomas vagos que você poderia associar a todas as doenças do dia-a-dia”
“Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma. No entanto, a maioria das pessoas que tentaram me ver experimentam sintomas gastrointestinais, como diarréia, inchaço, dor abdominal e náuseas.”
“Eu passei pela experiência de ter um rubor constrangedor, sempre que estava estressado ou sob pressão – realmente fez minha vida profissional muito difícil, porque era tão constrangedor; Eu costumava esconder e correr minhas mãos sob água fria para tentar esfriar e me acalmar.”
“Se os tumores produzem hormônios, os sintomas estarão relacionados aos hormônios”
““Eu estava muito cansada antes do meu diagnóstico de TNE. Fadiga foi o motivo pelo qual eu finalmente fui ao médico.””
Muito médicos não estão familiarizados com os TNEs ou com o câncer neuroendócrino. Portanto, é menos provável que eles suspeitem desta condição quando se deparam com os sintomas.
Muitas vezes pode levar de 5 a 7 anos para que as pessoas com TNEs recebam um diagnóstico adequado. As pessoas se consultam, em média, com três médicos diferentes antes de serem finalmente diagnosticadas com TNE. Esse diagnóstico atrasado pode acontecer por diversos motivos fornecidos abaixo:
Os TNEs produzem sintomas que são comuns a muitas outras doenças. Esses sintomas incluem diarreia, rubor da pele (especialmente do rosto), chiado, dor de estômago, perda de apetite e inchaço. Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma.
Como os sintomas dos TNEs simulam outras condições, eles são frequentemente diagnosticados erroneamente como outra condição, como a síndrome do intestino irritável (SII), doença de Crohn, úlcera péptica, gastrite, asma, problemas de glicemia, menopausa ou problemas de pressão arterial.
TNEs são frequentemente pequenos; alguns cânceres neuroendócrinos podem ter menos de um centímetro de tamanho.
Existem muitos tipos de TNEs, e uma série de exames específicos para TNEs é necessária para um diagnóstico definitivo.
Em alguns casos, TNEs são descobertos acidentalmente em um estágio inicial da doença durante exames regulares de saúde ou durante uma cirurgia de outras condições. Um diagnóstico precoce pode ajudar a melhorar a evolução de alguns TNEs.
““Algo que agora digo para todo mundo que está buscando um diagnóstico é que anote seus sintomas, veja se você pode relacioná-los com outra coisa que os está causando. Então leve as evidências para seu médico. Não faça o que eu fiz que foi ignorar porque estava muito ocupado com o trabalho.”