Ablação por radiofrequência pode ser utilizada em alguns pacientes com TNEs que têm relativamente poucos tumores secundários (metástases) que se espalharam para o fígado.
Durante esse tratamento, uma agulha é inserida no centro do tumor com a ajuda de um exame de imagem e o meio correto é aplicado para gerar calor que depois destrói o tumor.
Ablação por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo.
Você receberá uma anestesia local ou uma anestesia com sedação (geral) antes do tratamento.
A injeção percutânea de álcool envolve a injeção de etanol puro através da pele, diretamente no câncer de fígado. Esse procedimento também é chamado de injeção percutânea de etanol.
Esse tratamento é realizado durante uma ultrassonografia para que o médico consiga ver exatamente aonde injetar o álcool. O álcool mata o câncer por meio da desidratação do tecido e interrupção de seu suprimento de sangue.
A quimioembolização hepática e a embolização são procedimentos utilizados para o tratamento de cânceres de fígado. A quimioterapia é injetada na artéria hepática (do fígado) que fornece sangue para o tumor do fígado.
Altas doses de quimioterapia em contato com as células tumorais desvitalizam o tumor.
Seu médico pode oferecer a você um procedimento diferente chamado radioembolização para tratar seu câncer de fígado. Ele é semelhante à quimioembolização hepática, mas em vez de quimioterapia, ele utiliza radiação para bloquear o fornecimento de sangue para as células do TNE no fígado. Este processo impede que o tumor libere seus hormônios no sistema sanguíneo.
Neste procedimento, seu médico injetará pequenos grânulos, chamados microesferas, na artéria hepática (do fígado) que fornece sangue ao tumor hepático. A radiação das microesferas danifica o fornecimento de sangue ao tumor e o DNA das células cancerosas, o que as impede de crescer.
Crioablação às vezes é utilizada como um tratamento para o câncer de fígado. Neste procedimento, uma agulha fina, semelhante a uma varinha (criossonda), é inserida através da pele e diretamente no centro do tumor. Um gás é bombeado na criossonda para congelar o tecido para danificá-lo ou destruí-lo. Depois, permite-se que essas células de tecido se descongelem.
Podem ser necessárias diversas sessões de crioablação para danificar ou destruir o câncer de fígado. A crioablação também é conhecida como crioablação percutânea, criocirurgia ou crioterapia.
Grupos de apoio para pacientes podem fornecer acolhimento social e emocional
Leia as dicas práticas de outras pessoas para ajudar a tornar a sua vida com TNEs mais fácil.