“Sabemos as causas de alguns subtipos específicos, o que causa esses tumores neuroendócrinos. Por exemplo, tem um subtipo no estômago em que sabemos que se você tem pouco ácido no estômago as células neuroendócrinas crescem.”
“Ninguém sabe exatamente o que causa TNEs. Uma pequena parcela das pessoas com TNEs pode ter uma predisposição genética. Mas a pesquisa sobre as causas dos TNEs está em andamento e isso inclui estudar a genética dos tumores neuroendócrinos.”.
Um câncer geralmente é nomeado de acordo com a parte do organismo no qual ele inicialmente começou a crescer. Isso é conhecido como sítio primário ou o tumor primário. Se as células do câncer se espalham do sítio primário para outra parte do organismo, isso se chama câncer secundário ou metástase.
Nos TNEs, os tumores primários podem ocorrer quase em todos os lugares no organismo, mas são mais comumente encontrados no trato gastrointestinal (sistema digestório), pâncreas e pulmões.
Eles também podem começar em outras regiões, como nos ovários e testículos, e podem se espalhar para o fígado ou ossos.
Em comparação com outros cânceres, os TNEs são pequenos e normalmente crescem devagar ao longo de diversos anos, mas alguns TNEs podem crescer mais rápido que outros. Os TNEs normalmente não causam sintomas perceptíveis até que os tumores já tenham crescido e se espalhado. Quando são descobertos, mais de 50% dos TNEs já se espalharam para outras partes do organismo.