“Uma ultra-sonografia abdominal ou uma tomografia computadorizada abdominal (TC) são úteis para avaliar se TNEs se espalharam para o fígado”
“O tempo entre os exames e as consultas é estressante. Mantenha em mente que a doença é muito lenta em sua evolução.”
Ultrassonografias utilizam ondas sonoras de alta frequência, que as pessoas não conseguem ouvir, para criar uma imagem da parte interna do organismo. Esses exames são completamente indolores. Durante um exame de ultrassom, essas ondas sonoras são transmitidas pelos tecidos do organismo utilizando um instrumento chamado transdutor. Essas informações são então, exibidas em um monitor de computador.
Esses exames geralmente são realizados no departamento de radiologia de um hospital. Dois tipos de ultrassom que podem ser utilizados para ajudar a diagnosticar TNEs incluem:
A TC e a RMN são duas das técnicas de imagem mais importantes para o diagnóstico de TNEs. Essas técnicas podem ser utilizadas para determinar a posição e o tamanho dos tumores.
Um scanner de TC é um tipo especial de máquina de raio-X que usa radiação para fornecer uma imagem tridimensional da parte de dentro do organismo. A TC normalmente é realizada por um radiologista. Exames de TC regulares são úteis para descobrir mais sobre a taxa de crescimento do tumor e como seus TNEs estão respondendo ao tratamento.
Antes da TC, poderá ser solicitado que você tome uma injeção ou beba um líquido contendo um “agente de contraste” ou corante que aparece no exame. O agente de contraste pode destacar áreas específicas dentro do organismo. Isso mostra uma imagem mais clara dos resultados.
Durante o exame, você precisará ficar imóvel por 10 a 20 minutos conforme o scanner de TC passa sobre você. Diferentemente de uma máquina de RMN, o scanner de TC não cerca seu corpo inteiro. Portanto, ele pode ser mais confortável para pessoas que sofrem de medo de espaços pequenos (claustrofobia).
Consulte a seção de Dicas Práticas para obter mais recomendações sobre a preparação para exames de imagem.
RMN é um tipo de exame que utiliza um campo magnético poderoso e pulsos de energia de onda de rádio para criar imagens seccionais cruzadas de órgãos, tecidos, ossos e vasos sanguíneos. Um computador transforma as imagens em imagens tridimensionais. Um exame de RMN pode ser utilizado se um ultrassom ou uma TC não fornecerem informações suficientes aos médicos para fazerem um diagnóstico.
De forma semelhante à realização de uma TC, você precisará ficar imóvel. O exame pode demorar mais tempo (qualquer tempo de 30 minutos à 1 hora) conforme você permanece deitado do lado de dentro enquanto a máquina escaneia seu organismo.
Então, um radiologista olhará essas imagens para determinar a diferença entre um tecido normal e um doente. Se um tumor for identificado dessa forma, exames adicionais podem ser necessários para confirmar o tipo de TNE. O radiologista pode discutir os resultados iniciais da RMN com você logo após o exame. Os resultados completos normalmente ficam prontos para o seu médico alguns dias depois.
Como RMNs têm como base campos magnéticos e não raios x, elas são relativamente inofensivas. Existem certos preparos e precauções que seu médico deve te contar antes do exame. Por exemplo, você precisará retirar quaisquer objetos de metal. Você também receberá fones de ouvido para bloquear o barulho, uma vez que o exame pode ser bem barulhento.
Consulte a seção de Dicas Práticas para obter mais recomendações sobre a preparação para exames de imagem.
Uma ecocardiografia é um exame de imagem que utiliza ultrassom para produzir imagens em movimento do coração e fluxo sanguíneo pelas válvulas e estruturas cardíacas.
Alguns tipos de TNEs, que estão associados à síndrome carcinoide, irão liberar hormônios chamados serotonina e taquicininas na corrente sanguínea. Esses hormônios podem deslocar-se até o coração e afetar as válvulas cardíacas.
Se você foi diagnosticado com síndrome carcinoide, seu médico especialista pode realizar uma ecocardiografia para examinar seu coração e/ou um exame de sangue chamado de NT pro-BNP, que é utilizado para ajudar a detectar e avaliar o risco de insuficiência cardíaca.
A sonda da ecocardiografia é colocada no tórax e as imagens são tiradas por meio da parede torácica (ecocardiografia transtorácica).
Dependendo dos resultados da ecocardiografia, você poderá precisar de mais investigações, tais como ecocardiografia transesofágica ou uma RMN cardíaca.
Consulte a seção de Dicas Práticas para obter mais recomendações sobre a preparação para exames de imagem..
Veja as fontes utilizadas para criar o conteúdo desta seção >
Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.
Aprenda sobre os TNEs