Um prognóstico é a opinião de um médico sobre quão bem alguém irá se recuperar de uma doença. O prognóstico e as taxas de sobrevida das pessoas com tumores neuroendócrinos (TNEs, que você também pode ouvir como tumores carcinoides, TNEs GI, TNEs GEP, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares) dependem de diversos fatores aqui listados.
Outros fatores que irão afetar o que irá acontecer em longo prazo é a saúde em geral e se você tem ou não outras condições médicas.
“Não existe algo como um câncer ‘bom’. Alguns cânceres podem ser declarados em remissão após um período, mas alguns cânceres podem permanecer com você pelo resto da sua vida.”
“A grande maioria de nossos pacientes estão mantendo suas vidas normais”
“Se as pessoas têm seus sintomas controlados, eles podem ter vidas quase normais”
“Se você tem um tumor de crescimento lento, então você costuma viver por muitos anos”
Para ajudar a determinar qual pode ser o melhor tratamento para uma situação específica, médicos frequentemente classificam e fazem o estadiamento e classificação dos tumores.
Estadiamento do câncer – fornece uma medida de quão grande é um tumor e quão longe ele se espalhou desde o local original (sítio primário) no organismo. Os estágios de câncer variam de 1 a 4, sendo que quanto maior o número, maior o tamanho e mais longe ele se espalhou.
Classificação do câncer – fornece uma indicação de quão rápido ou agressivo os tumores estão crescendo. A classificação envolve olhar uma amostra de tecido pelo microscópio e fornecer uma medida de quão severo o câncer está e quão rápido os tumores podem se desenvolver.
TNEs são normalmente classificados de acordo com seu local no organismo.
As informações fornecidas pelo estadiamento e classificação podem dar pistas do resultado provável em longo prazo para um paciente, mas é importante observar que ter uma classificação ou um estágio elevado não significa necessariamente que o resultado tem mais probabilidade de ser pior.
Por exemplo, alguém com um TNE em estágio IV e grau 1 pode viver muitos anos com tratamento, pois seu câncer está crescendo de forma relativamente lenta, apesar de ser grande ou ter se espalhado por todo o organismo.