Se você tem dúvidas sobre os possíveis efeitos colaterais dos tratamentos para TNEs, então peça mais informações ao seu médico. Se você tiver efeitos colaterais severos, seu médico pode alterar o seu tratamento ou prescrever algum medicamento para aliviar estes sintomas.
Veja a seção de TNE e trabalho neste site para descobrir como a realização de ajustes em seu cronograma de trabalho pode ajudá-lo a controlar o impacto de alguns efeitos colaterais do tratamento.
Rubor da pele é um sintoma muito comum da síndrome carcinoide e pode aparecer como a pele corada de vermelho ou roxo que ocorre de repente no rosto ou pescoço. Esses rubores também podem ocorrer nas costas ou pernas. Eles podem durar de cerca de 30 segundos até 30 minutos. Em pessoas com TNEs, o rubor da pele provavelmente será um rubor “seco” (sem suar), em vez de um “rubor” úmido (com transpiração).
Rubores em pessoas com TNEs podem ser desencadeados por emoções ou situações estressantes, ao comer certos alimentos ou ao beber álcool, cafeína ou líquidos quentes. Geralmente, você deve evitar os gatilhos, tais como:
As dicas listadas abaixo podem ajudar a reduzir o número de rubores que você tem ou ajudá-lo a lidar com eles:
Alguns medicamentos, como antidepressivos, também podem piorar os sintomas. Fale com o seu médico para ver se existem quaisquer tratamentos que você deve evitar, mas não pare de tomar qualquer medicamento sem a recomendação dele.
Sentir-se exausto e sem energia para as atividades diárias (fadiga) é o efeito colateral mais comum do tratamento para TNEs. A exaustão pode variar de leve a severa e geralmente é pior durante o tratamento.
Algumas pessoas que vivem com TNEs também apresentam cansaço e fadiga severos após concluir o tratamento. A fadiga também pode afetar suas emoções, relacionamentos, trabalho e outros campos de sua vida, por isso é importante que você reconheça e tente controlá-la.
Informe seu médico sobre a sua fadiga e quaisquer problemas que possam perturbar seus padrões de sono, como depressão, ansiedade e estresse. Tente algumas das seguintes mudanças para ajudá-lo a encontrar um bom equilíbrio entre atividade e repouso.
Mantenha um registro de sua fadiga em um diário. Você pode perceber que você tem mais energia em determinados momentos do dia:
Algumas pessoas com TNEs podem sentir dor nos órgãos e em torno deles onde seus tumores estão localizados. A dor também pode ser um efeito colateral de alguns tratamentos para TNEs.
Se você está sofrendo de outros efeitos físicos ou emocionais devido aos TNEs, isso pode tornar mais difícil para que você lide com a dor. Portanto, consulte seu médico para saber se ele pode recomendar qualquer tratamento para sua dor ou maneiras que ajudem você a reduzir isso.
Exercício pode parecer a última coisa que você quer fazer como alguém que vive com TNEs, especialmente se você estiver se sentindo constantemente cansado. Pesquisas mostram, no entanto, que exercícios são uma das melhores maneiras de melhorar seus níveis de energia e ajudam a aliviar a fadiga em pacientes com câncer.
Estudos de mulheres com câncer de mama mostram que exercícios regulares podem fortalecer sua resistência ao câncer e até mesmo ajudar a prolongar a vida. Em entrevistas, alguns pacientes com TNEs também disseram que permanecer ativos os fizeram se sentir fisicamente mais fortes e saudáveis.
Você pode se sentir mais motivado a participar de uma rotina de exercícios se estiver em um ambiente de grupo. Isso também pode ajudá-lo a fazer novos amigos e compartilhar suas metas de exercícios.
Os benefícios dos exercícios incluem:
“Exercício, para mim, também é sair para fazer jardinagem e cortar a grama; andar até as lojas ou ao médico em vez de dirigir.”
Sempre fale com seu médico antes de iniciar qualquer nova atividade ou programa de exercício. Para ajudar a encontrar ou iniciar um programa local, peça a ele para encaminhá-lo a um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, um especialista em exercícios ou um especialista em reabilitação.
Procure mais informações sobre as atividades de exercícios locais:
Se você vive a vida rapidamente, você pode achar difícil relaxar e diminuir o ritmo. No entanto, é importante encontrar um pouco de tranquilidade quando você está lidando com tempos difíceis durante sua vivência com a jornada de TNEs.
Atividades de relaxamento chamadas intervenções mente-corpo podem ajudar você a:
Aprender a relaxar seu corpo e sua mente também pode ajudá-lo a se sentir bem e mais no controle de sua situação. Isso pode ter um efeito positivo em seus pensamentos. Você vai se sentir mais calmo e mais capaz de pensar de forma prática sobre seus problemas.
Técnicas de relaxamento para tentar
“Sempre achei as coisas simples me ajudam a relaxar – lendo um livro, assistindo um programa de TV realmente bom…”
“Eu faço yoga três ou quatro vezes por semana, isso me ajuda a me acalmar, me sentir bem.”
“…andar de bicicleta é bom, pois ela suporta seu peso, e você pode seguir seu próprio ritmo…”
Uma das melhores maneiras de encontrar um professor ou um curso para esses tipos de atividades de relaxamento é por recomendação pessoal de alguém de sua confiança. Peça ao seu médico para te encaminhar a um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social que possa ser capaz de fornecer detalhes sobre essas aulas em locais em sua área.
Procure mais informações sobre aulas de relaxamento locais:
“Tente e leve uma vida saudável com uma boa alimentação e fazendo exercícios. Se necessário, peça ao seu especialista para te encaminhar a um nutricionista.”
Grupos de apoio para pacientes podem fornecer acolhimento social e emocional
Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.
Leia as dicas práticas de outras pessoas para ajudar a tornar a sua vida com TNEs mais fácil.