“[Este é] um assunto bastante difícil de falar – porque o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outro – somos todos muito individuais…”
Diarreia é um sintoma que muitas vezes ocorre em vários tipos de TNEs (que você também pode ouvir como tumores carcinoides, TNEs GI, TNEs GEP, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares). Diarreia crônica pode causar desidratação e perda de peso. Então fale com seu médico sobre qualquer diarreia que você tiver. Sempre pergunte ao seu médico antes de tomar quaisquer medicamentos para a diarreia, uma vez que estes podem interagir com alguns tratamentos para TNEs.
“Eu não como mais carne, então sou vegetariano e bebo muito menos álcool – a comida é mais importante para mim do que antes”
“Eu decidi que iria cortar o álcool muito cedo … é uma das coisas que os pacientes da TNE são informados para evitar”
“Julgamento e erro – você descobrirá o que perturba e o que você não se aborrece mais – muitos outros pacientes podem ter muito chocolate, não posso…”
Como alguém que vive com TNEs, você pode perder seu apetite se está se sentindo mal devido a vários sintomas e efeitos colaterais do tratamento. Isto também pode conduzir à perda de peso.
Embora você possa não sentir vontade de comer, lembre-se que a obtenção de uma boa nutrição e manter um peso saudável são partes importantes de sua recuperação. Comer bem também pode ajudá-lo a lidar melhor fisicamente e emocionalmente com os efeitos dos TNEs e do tratamento anticâncer.
Peça recomendações ao seu médico sobre formas de aliviar outros sintomas gastrointestinais que você possa ter, como náusea, vômito, constipação ou dor de estômago.
Fale com seu médico antes de experimentar qualquer suplemento alimentar, como vitaminas, minerais, ervas ou produtos feitos a partir de plantas (produtos fitoterápicos). Mesmo suplementos “naturais”podem, às vezes, ter efeitos nocivos em seus tumores e interagir com os tratamentos anticâncer.
Evite produtos que afirmam ser “curas milagrosas”, “inovadores” ou “novas descobertas” para os TNEs.
Evite também os produtos que afirmam ter benefícios, mas sem efeitos colaterais, ou afirmam basear-se em um método ou “ingrediente secreto”. Tais afirmações são quase sempre falsas e o produto pode conter substâncias nocivas, drogas ou contaminantes.
Embora o seu médico possa não saber todos os detalhes sobre esses produtos, ele pode impedir que você cometa um erro perigoso.
Suplementos que contêm bactérias vivas e leveduras que são boas para o seu sistema gastrointestinal (digestivo) são chamados probióticos. Algumas pessoas que vivem com TNEs podem achar útil tomá-los.
Você pode encontrar suplementos probióticos disponíveis para venda na maioria dos supermercados e incluir bebidas de iogurte que contêm a bactéria “boa”Lactobacillus ou Bifidobacterium.
Estas bactérias “boas” estão presentes em alguns laticínios e podem ajudar as pessoas com síndrome do intestino irritável, bem como com TNEs.
Não se sabe exatamente como suplementos probióticos ajudam as pessoas com TNEs. Uma teoria é que eles podem ajudar porque as pessoas com TNEs têm excesso de bactérias “ruins” que crescem no intestino e os probióticos restauram o equilíbrio das bactérias boas versus as ruins.
O excesso de bactérias “ruins” no intestino é uma condição conhecida como supercrescimento bacteriano no intestino delgado ou “SBID” e geralmente é tratado com antibióticos. Seu médico pode realizar um simples teste de respiração para ver se você tem isso.
Grupos de apoio para pacientes podem fornecer acolhimento social e emocional
Aprenda sobre tumores carcinoides, TNEs gastrointestinais, TNEs pancreáticos e TNEs pulmonares, bem como os sintomas de TNEs.
Leia as dicas práticas de outras pessoas para ajudar a tornar a sua vida com TNEs mais fácil.